segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Resumo dos dias de novembro da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Estamos no meio da campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres" em Juazeiro do Norte. A campanha teve início no dia 20 de novembro, e vai até o próximo dia 10 de dezembro.

Aqui apresentamos um resumo da programação realizada nos dias do mês de novembro da campanha.

Dia 20 de Novembro- Abertura oficial, Dia da Consciência Negra, na Praça Padre Cícero, com oficina de turbantes com mulheres de Terreiro e Apresentações artísticas realizadas por alunos das escolas municipais de Juazeiro.

Dia 23 - Uma palestra informativa com a presença do Batalhão da Polícia Militar e COMDEM, onde foi solicitado aos PM's a reflexão da importância do trato com as mulheres, focando no tratamento às suas próprias esposas e companheiras como exemplo diante das ocorrências, reforçando que eles são sempre as primeiras pessoas a se depararem com as situações de violência contra a mulher dentro da sua rotina de trabalho. Na oportunidade foi feito um agradecimento ao Major Brito e sua equipe, pela colaboração na campanha e pelo empenho no atendimento às ocorrências relacionadas com os casos de violência doméstica.


Dia 24- O Hospital Regional do Cariri iniciou a I Semana de Sensibilização pela não Violência contra a Mulher. O evento contou com a participação de Representamtes da Rede de Enfrentamento a Violência Doméstica do Cariri. CRRM JuazeiroCRM Crato, Dr. Acelino - Juiz Titular do Juizado da Mulher, Dr. Mário, escrivão da Delegacia da Mulher de Juazeiro e Francisca Alves Da Silva Silva, representando o Conselho da Mulher do Crato e o Instituto Maria da Penha - IMP.
O evento teve como objetivo fortalecer e sensibilizar a equipe multidisciplinar quanto às ações de erradicação da Violência contra a mulher e disseminar a cultura de notificar esta violência dentro do serviço de saúde. Momento bastante rico de discussões, onde na oprtunidade foi solicitado aos profissionais de saúde a divulgação dos equipamentos que faz parte da Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, para que ele(as) possam ser multiplicadores dessa causa.
Realização: SEDEST, CRRM e COMDEM




Dia 25- Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, data esta, em homenagem a três irmãs que foram brutalmente assassinadas pela ditadura na República Dominicana. Em 1999, a ONU reconheceu a data. Seguindo a programação dos 16 dias de Ativismo pelo fim da Violência contra a mulher foi realizada uma Blitz Educativa para Divulgação da data, tendo inicio as 9hs da manhã na Praça Padre Cicero em Juazeiro. Estiveram presentes o CRRM Juazeiro, COMDEM, Associação Beneficente Madre Maria Villac e o SESC Juazeiro.




Dias 25 a 27- Durante toda a semana o CRRM Juazeiro, no período Manhã e Tarde, realizou palestras e  rodas de conversa com os acompanhantes de todas as clinicas médicas e UTI, no Hospital Regional do Cariri- HRC. Momento rico e oportuno de troca de informações sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, ações preventivas no âmbito da família, da escola e do poder público e recebem orientações sobre os serviços da rede de proteção, como buscar socorro, garantir direitos e formalizar denúncias. Informações sobre a Lei Maria da Penha, que tipifica os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher e estabelece punição.
Realização: SEDEST, HRC, CRRM e COMDEM.



Hoje, dia 30, foi realizada uma Palestra pela não Violência contra a Mulher na  Escola Governador Adauto Bezerra
Realização: CRRM, COMDEM e Delegacia da Mulher.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar nesse blog! Sua opinião é importante para nós!