segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Reunião na SEDEST traça metas para implantação de novos projetos na luta contra álcool, tabaco e outras drogas

Foi realizada na manhã de hoje, uma reunião da SPD- Secretaria de Politicas contra as Drogas, SEDEST , SEDUC e SESAU. A reunião aconteceu na sede da SEDEST, para tratar do fato de Juazeiro ter sido escolhido como Projeto Piloto para implantação do "PFF- Programa de Fortalecimento das Familias" e "Jogos Elos". O encontro contou com a participação da Dra. Miriam Barreto.

O programa “Fortalecendo Famílias” é uma proposta de intervenção com os familiares de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos com o objetivo de reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de substâncias, construir ou fortalecer os vínculos familiares. O programa acontece ao longo de sete semanas, com atividades para pais e filhos, e tem duração de duas horas por encontro.

O Projeto Projeto “Jogo Elos”, destinado às crianças com a faixa etária de 7 a 10 do Ensino Fundamental I. Nos “Jogos Elos”, o objetivo é reduzir comportamentos agressivos e destrutivos, criando a oportunidade de um ambiente seguro e positivo para a aprendizagem contribuindo para a promoção de um ambiente harmônico entre os alunos e o professor.

Com o objetivo de construir novos modos de convivência social, o programa busca incidir sobre comportamentos do tipo agressivo, hiperativo, tímido e isolado socialmente, considerados fatores de risco a possíveis problemas psicossociais, entre eles o envolvimento abusivo com o uso de álcool e outras drogas.
O Jogo Elos, nome dado ao programa em sua adaptação cultural para a realidade brasileira, foi desenvolvido originalmente na década de 1960, na Universidade de Kansas, EUA, pelos pesquisadores Harriet Barrish, Muriel Saunders e Montrose Lobo, com o intuito de ajudar os professores a gerirem melhor suas salas de aula e contribuírem na mudança comportamental positiva de seus estudantes.
Os dois projetos fazem parte do programa de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas nas escolas e comunidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar nesse blog! Sua opinião é importante para nós!