sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Programa aplicado nos CRAS visa fortalecer vínculos familiares para combater as drogas

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) João Cabral e Frei Damião, de Juazeiro do Norte irão executar em breve o Projeto Formando Famílias- PFF, projeto esse que tem por objetivo o fortalecimento de vínculos como caminho para prevenção de comportamentos que passem a gerar prejuízo social, físico e/ou emocional às crianças e adolescentes e suas famílias. É um programa de prevenção ao uso de álcool e drogas, que trabalha também questões como a afetividade, imposição de limites e regras de convivência familiar, regras de bom comportamento, relacionamento familiar.

O PFF original foi criado e desenvolvido no Reino Unido, e já foi utilizado em 30 países. Tendo sido adaptado para o Brasil, o Projeto chega agora a Juazeiro do Norte, envolvendo as equipes das duas unidades CRAS  citadas, por serem as unidades que têm famílias dentro do perfil do público alvo do projeto. 

Apesar de ser realizado nas unidades CRAS, o PFF é desenvolvido numa parceria entre  as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social. 

Entra no projeto, famílias com perfil adequado ao projeto, com crianças de 10 a 14 anos de idade.

Desenvolvimento do Projeto:

A dinâmica do Projeto se dá através de sete encontros semanais que compõem o 1° ciclo do projeto, chamados sessões,  com duração de duas horas, além de acompanhamento à estas famílias participantes, nas chamadas Sessões de Acompanhamento que devem acontecer entre um encontro e outro. Após o fim do 1° ciclo, serão realizadas outras quatro sessões de acompanhamento com intervalo mensal, com o objetivo de rever os conceitos e habilidades ensinados nas sessões do 1° ciclo do projeto. As sessões dividem-se em momentos em que pais e filhos são trabalhados isoladamente e outros momentos em que todos compartilham o mesmo espaço e ensinamentos. No encerramento do Projeto acontecerá um passeio com as famílias, onde ficarão todos numa chácara onde haverá uma confraternização.

Metodologia:

Dentre a metodologia aplicada, está o uso de DVDs que apresentem situações comuns do cotidiano familiar, jogos e atividades. Serão trabalhados os seguintes temas: Amor e Limites; Fazendo as Regras de Dentro de Casa; Incentivando o Bom Comportamento; Consequências; Construindo Pontes; Protegendo Contra  Abuso de Substâncias e Lidando com o Estresse. 

Os facilitadores que atuarão no projeto são Luana, Edinéia, Francisca e Cláudio.

20 famílias, sendo 10 do unidade do Frei Damião e 10 da unidade do João Cabral, estão selecionadas para participar do Projeto.

Resultados Esperados:

Espera-se alcançar com o PFF os seguintes resultados:

-Redução da agressividade e de comportamento de isolamento social;
-Melhora da interação entre pais e filhos;
-Redução do uso de substâncias psicoativas;
-Melhora no rendimento escolar.

O Início:

As sessões acontecerão todas as quintas-feiras, sendo que a primeira será realizada no dia 10 de setembro.


Preparativos:

Nesta quinta, 3 de setembro, aconteceu uma reunião com as Diretoras dos CRAS Frei Damião e João Cabral, os Facilitadores e Colaboradores do Projeto, com a presença da Coordenadora de Programas, representante do Estado, Míriam Barreto. O encontro foi realizado para os últimos acertos e orientações para dar início ao Projeto, bem como a entrega de material que será utilizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar nesse blog! Sua opinião é importante para nós!