terça-feira, 29 de setembro de 2015

Segundo dia da Semana do Idoso no CRI traz palestra sobre higiene


Nesta terça-feira 29, segundo dia de programação da Semana do Idoso no Centro de Referência do Idoso- CRI, o grupo da Melhor Idade assistiu a uma palestra sobre higiene corporal.

A higiene é um dos fatores mais importantes para o asseio, conforto e qualidade de vida de uma pessoa. No caso de um idoso, uma ida à casa de banho/banheiro pode ser uma dificuldade enorme, no entanto, nunca deve estar comprometida e deve ser feita regularmente. Saiba como cuidar da higiene de um idoso e garanta-lhe o bem-estar necessário para a obtenção de uma vida saudável.
Em muitos casos, com o avançar da idade, o idoso deixa de ter forças e a capacidade para cuidar de si e da sua própria higiene. 
O banho do idoso:
Os idosos ouviram falar da importância do banho como fator de bem estar, conforto, higiene e saúde, uma vez que evita irritações na pele e infecções. Como a pele do idoso é mais sensível, foram aconselhados também a fazer uso de cremes hidratantes principalmente nas pernas, pés e mãos. Também falou-se da importância de adaptar o banheiro com acessórios especias que ajudem a evitar acidentes e tornar a tarefa mais fácil, principalmente a fixação de barras de apoio e piso e tapetes antiderrapantes.
Uso sanitário:
A posição baixa em que o vaso sanitário se encontra é uma dificuldade extraordinária para um idoso e pode conduzir a desequilíbrios físicos, provocando acidentes. Para que isso não aconteça, devem existir barras de apoio bilaterais, caso contrário, o idoso precisará de ajuda para se conseguir pôr de novo em pé.
Higiene Oral:
A higienização da boca é extremamente importante também. Os palestrantes explicaram que uma boca saudável é um dos requisitos para um corpo saudável. Falou-se da relação entre higiene bucal e a alimentação, orientando-se a escovar os dentes, uso de enxaguante bucal, remoção e escovação diária de próteses e gengivas para remoção de restos alimentares que possam ocupar espaços entre a prótese e a gengiva, ocasionando odores e infecções na boca.
Vestuário:
A palestra também explorou a necessidade de uso de roupas confortáveis e troca diária de roupas como estratégia de mais qualidade de vida, conforto e higiene.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar nesse blog! Sua opinião é importante para nós!